terça-feira, 20 de abril de 2010

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO DE NOTA



PRODUÇÃO DE TEXTO

Leia o texto abaixo e responda as questões:
        Algumas semanas antes do impeachment de Collor, em 92, o vereador João Pedro (PC do B) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Manaus para atacar o então presidente.
        Exaltado, João Pedro defendia a renúncia imediata de Collor ou sua cassação pelo Congresso Nacional.
        No meio do discurso, a vereadora Lurdes Lopes (PFL), pediu um aparte ao colega e foi logo dizendo:
        — Nobre vereador, o presidente Fernando Collor de Mello não é nada disso.  "Disconcordo" totalmente do senhor.
    João Pedro não perdoou o erro da parlamentar.
— Vereadora, a senhora está agredindo o Aurélio.
Sem perceber que o parlamentar se referia ao dicionário Aurélio, Lurdes passou a berrar, muito contrariada, provocando gargalhadas:
— O senhor está fazendo uma acusação absolutamente infundada!  Jamais falei mal do Aurélio.  Aliás não conheço ninguém com esse nome!!
Folha de S.Paulo, 11/01/2000




 Exercícios 
1. Que figura de linguagem usou o vereador quando se referiu ao "Aurélio"?
2. No texto, aparece a palavra "cassação", que é derivada de cassar.  Qual a diferença entre cassar e caçar? 
3. A vereadora criou a palavra "disconcordo".  Que princípio ela usou?  Qual seria a palavra correta que a vereadora deveria ter usado?
4. Pesquise:
* impeachment - qual o verdadeiro significado dessa palavra?  Qual palavra da língua portuguesa poderia ser utilizada para substituir a inglesa?
5. Elabore uma redação narrativa e outra dissertativa em que você discutirá o que significou o impeachment para nosso país. Para tanto, faça uma rápida pesquisa sobre o tema. Mínimo 25 linhas cada texto.

domingo, 18 de abril de 2010

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO


prosposta de redação
Fomos dominados pelas máquinas que inventamos?
Já não conseguimos viver sem celular, computador, internet e outros poderosos recursos tecnológicos. Queiramos ou não, eles transformaram o mundo durante o século 20 e ingressaram no século 21 com uma velocidade espantosa. Muita gente se adapta rapidamente às novidades e nem lembra como era a vida sem elas. Para outros, porém, ocorre uma dúvida: nossa existência seria melhor ou pior sem tudo isso? Seríamos diferentes? Há quem odeie e quem ame irrestritamente essas máquinas. Qual é nossa relação com os avanços da tecnologia?
Elabore uma dissertação considerando as ideias a seguir:
O ser humano se tornou uma extensão da roda

O Rio chegou a 2 milhões de carros; São Paulo, a 6 milhões. No Rio, é um carro para cada três habitantes; em São Paulo, são dois. O automóvel venceu. O comunicólogo Marshal McLuhan, talvez a única voz otimista de 1968, errou feio: o ser humano é que se tornou uma extensão da roda. Mas, em 2008, quem quiser chegar rapidinho a qualquer lugar, é melhor que vá a pé.

Ruy Castro, "Folha de S. Paulo", 17/03/2008

Estres Compartilhado ''Glauco folha de São Paulo"











A máquina e o poeta
Cota Zero
Stop.
A vida parou
Ou foi o automóvel?
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987, “Alguma Poesia", 1930)
Os sábios e a cultura
"Com o aparecimento da escrita, alguns sábios temeram que o conhecimento, que antes estava vivo na cabeça, viria a morrer, esquecido nas páginas de um livro. Com a expansão dos meios de comunicação e a conseqüente chuva de informações, alguns sábios temeram que o conhecimento (...) viria a degenerar-se em papel de embrulhar peixe e ondas espalhadas no espaço. Com a explosão da internet (...), e a extrema facilidade de encontrar uma informação, alguns sábios temem que tudo acabe em desinteresse.
Luiz Zico Rocha Soares, (“ Internet, um mundo paralelo". Melhoramentos, 2007, p.23)
Observações.
Tendo como base as ideias apresentadas nos textos acima, os inscritos fizeram uma dissertação sobre o tema Fomos dominados pelas máquinas que inventamos?
• Não deve estar redigido em forma de poema (versos) ou narração;
• A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;

BOA REDAÇÃO PROFESSOR JOSÉ MARIA